O gráfico waterfall, também conhecido como gráfico cascata, queda d´água, build up, esteira, bridge ou ponte, ficou muito famoso por causa da consultoria McKinsey & Company que utilizava muito esse tipo de gráfico nas suas apresentações aos seus clientes.
Nesse artigo iremos explicar como montar um gráfico waterfall no Excel, aonde ocorrerá valores positivos e negativos entre os dados e o gráfico irá mostrar esse aumento e queda dos valores.
Caso você esteja interessado em montar um gráfico waterfall, igual a imagem abaixo, aonde ocorrerá somente valores positivos no decorrer do gráfico, acesse o nosso artigo aonde explicamos como montá-lo.
Porém, se você esteja interessado em montar um gráfico waterfall, parecido com a imagem abaixo, aonde ocorrerá somente valores negativos no decorrer do gráfico, acesse o nosso artigo aonde explicamos como montá-lo.
Continue lendo esse artigo se a sua intenção é montar um gráfico waterfall aonde ocorrerá valores positivos e negativos entre os dados.
Iremos explicar detalhadamente o que você precisa fazer para montar esse gráfico.
Youtube
Assista ao vídeo abaixo, caso prefira aprender como montar o gráfico waterfall assistindo a um vídeo.
Não se esqueça de se INSCREVER no nosso canal.
E coloque o seu melhor e-mail abaixo para receber todas as nossas novidades em primeira mão.
Como montar um gráfico waterfall no Excel
Nas versões 2013 do Excel e anteriores, o gráfico waterfall não vinha como um dos gráficos padrões do Excel, dessa forma você precisava colocar os seus dados de uma forma específica e configurar o gráfico para conseguir montá-lo.
Isso não é mais o caso com o Excel 2016. Agora o gráfico waterfall já é um tipo de gráfico padrão do Excel e com isso ficou muito mais fácil montá-lo.
Entretanto, devido o Excel 2016 ser muito recente e a maioria das pessoas ainda utilizar as versões antigas do programa, iremos focar nesse artigo em como montar um gráfico waterfall nas versões anteriores do Excel.
A princípio, utilizaremos o Excel 2013, mas se você tiver alguma outra versão não se preocupe, os passos para montar o gráfico cascata são os mesmos, o que irá mudar é somente o layout padrão do Excel e o que for diferente iremos avisar.
Agora chega de lero lero e vamos colocar a mão na massa.
Montar a planilha de Excel
O primeiro passo para podermos ter um gráfico waterfall no Excel é montar a nossa planilha da forma correta.
Arrume a sua planilha de Excel de acordo com a figura abaixo.
Na coluna do “Valores”, você pode usar quaisquer valores que você desejar. Já as colunas “Acumulado”, “Início & Final”, “Antes”, “Depois” e “Rótulo de Dados” não serão preenchidos nenhum valor. Nessas colunas, nós iremos utilizar fórmulas, para otimizar o nosso trabalho toda vez que mudarmos os dados da coluna “Valores”, por isso não se preocupe em preencher valores nessas colunas.
Essas outras cinco colunas são necessárias na nossa planilha porque como as versões anteriores não tem o gráfico waterfall como um gráfico padrão, é necessário utilizar alguns macetes para poder montar o gráfico e são essas colunas a mais que irão nos ajudar a dar o efeito de subida de descida no gráfico.
Inserir fórmulas
Agora vamos inserir as fórmulas nas colunas “Acumulado”, “Início & Final”, “Antes”, “Depois” e “Rótulo de Dados” conforme a figura abaixo.
- Na coluna “Acumulado”, insira a seguinte fórmula na coluna C2: =SOMA($B$2:B2). Agora arraste essa fórmula até a célula C14.
- Na coluna “Início & Final”, insira a seguinte fórmula na coluna D2: =B2. E na coluna D15 insira a seguinte fórmula =C14
- Na coluna “Antes”, selecione a célula E3 e insira a seguinte fórmula: =C2. Agora arraste essa fórmula até a célula E14.
- Na coluna “Depois”, selecione a célula F3 e insira a seguinte fórmula: =C3. Agora arraste essa fórmula até a célula F14.
- Na coluna “Rótulo de Dados”, insira a seguinte fórmula na célula G3: =MÁXIMO(E3:F3). Agora arrasta a fórmula até a célula G14.
Se você utilizou os mesmos valores da coluna “Valores” e inseriu corretamente as fórmulas, a sua planilha de Excel deve estar com os valores iguais aos da figura abaixo.
Inserir o gráfico
Agora que já temos a planilha com os dados e as fórmulas, vamos inserir o gráfico de colunas agrupas que mais tarde iremos configurar para que fique no formato de um gráfico waterfall.
- Selecione os dados da sua planilha incluindo os cabeçalhos, porém não selecione as colunas “Valores” e “Acumulado”. Essas colunas não serão utilizadas para montar o gráfico, mas são necessárias estarem na planilha já que as colunas que serão utilizadas para montar o gráfico waterfall fazem algum tipo de cálculo com essas colunas.
- Clique na aba “Inserir”.
- Na aba “Inserir”, clique em “Inserir Gráfico de Colunas”.
- Na janela que aparecerá, selecione o ícone da esquerda da parte superior da janela. Esse ícone irá inserir na sua planilha um gráfico de colunas agrupas.
Após realizar os passos acima, um gráfico de colunas agrupas irá aparecer na sua planilha.
Agora que já temos o gráfico de colunas agrupas, precisamos trabalhar um pouco no layout para que ele fique com a cara de um gráfico waterfall.
Layout de um gráfico waterfall no Excel
Vamos focar agora em melhorar o layout do gráfico de colunas agrupas para transformá-lo em um gráfico waterfall.
Primeiramente vamos converter alguma das colunas do gráfico em linhas. Para isso clique, em qualquer lugar do gráfico, com o botão direito do mouse e selecione “Alterar Tipo de Gráfico”.
Irá aparecer uma janela parecida com a figura abaixo.
- Selecione o item “Combinação”
- Na parte superior da janela, tem quatro gráficos, escolha o gráfico mais a direita, “Combinação Personalizada”.
- Na parte inferior do gráfico, altere o tipo de gráfico da série “Antes” para “Linhas”.
- Altere o tipo de gráfico da série “Depois” para “Linhas”.
- Altere o tipo de gráfico da série “Rótulo de Dados” para “Dispersão”.
- Ao mudar o gráfico da série “Rótulo de Dados” o item “Eixo Secundário” irá ficar marcado, desmarque essa opção.
- Por último clique em “OK”.
Após essas configurações o seu gráfico deve estar da seguinte forma.
Barras Superiores/Inferiores
Após realizar as configurações o seu gráfico ainda está bem longe de parecer um gráfico waterfall.
Calma!!!
Estamos no caminho certo, não se preocupe.
Agora vamos converter as linhas em “Barras Superiores/Inferiores”.
É esse o segredo para poder montar o gráfico waterfall. Fazendo desse jeito iremos resolver um grande problema que você teria caso tivesse usado um gráfico de colunas empilhadas para montar o gráfico cascata.
Utilizando o gráfico de colunas empilhadas é possível montar o gráfico waterfall, o problema é quando os valores vão para o eixo negativo e para resolver essa questão fica bem complicado e não é a melhor forma de montar o gráfico waterfall.
Converter linhas em barras superiores/inferiores
Para converter as linhas do gráfico em “Barras Superior/Inferiores” clique em uma das linhas presentes no gráfico. Irá aparecer do lado direito do gráfico três ícones, um sinal de adição, um pincel e um filtro.
- Clique no sinal de adição.
- Agora vá na parte inferior da janela que apareceu e selecione “Barras Superiores/Inferiores”.
Colunas irão aparecer entre as linhas do seu gráfico. Você pode notar que as colunas mostram as subidas e descidas do gráfico igual a gráfico waterfall.
Agora vamos colorir essas colunas para ficar melhor de visualizar quando o gráfico está sendo afetado por valores positivos ou negativos.
Colorir as novas colunas
Aqui vamos colorir as colunas que afetam positivamente com a cor verde e as que afetam negativamente iremos utilizar a cor vermelha, mas se você preferir outras cores não tem problema.
Dê um clique em uma das barras e certifique-se que todas as outras, com a mesma cor, também estejam selecionadas.
- Vá na parte superior da sua planilha e selecione a aba “Página Inicial”.
- Clique no balde derrubando tinta
- Uma janela irá aparecer, escolha a cor que você queira. No nosso caso iremos escolher a cor verde
Agora, repita essa processo novamente para mudar a cor das outras colunas. Você não precisa se preocupar em mudar a cor das colunas “Começo” e “End”.
A nossa intenção é mudar somente a cor das colunas dos meses.
Retirar as linhas do gráfico waterfall
Vamos agora limpar um pouco o nosso gráfico waterfall, retirando essas linhas que estão no meio do gráfico. Elas já serviram para o nosso propósito e agora podemos retirá-las do gráfico.
Clique com o botão direito do mouse encima de uma das linhas. Irá aparecer uma janela, clique em “Formatar Série de Dados”.
Irá aparecer uma janela do lado direito da sua planilha.
- Na parte superior dessa janela, clique no ícone que parece um balde derrubando tinta.
- Marque o item “Sem linha”.
Após essa configuração, a linha que você selecionou irá desaparecer.
Repita essa procedimento para a outra linha também.
Após retirar as linhas, a área do seu gráfico deve estar bem mais limpa.
Adicionar valores no gráfico
Nessa parte iremos mostrar como adicionar os valores dos dados no gráfico.
Primeiramente, clique em uma das barras azuis com o botão direito do mouse. Na janela que irá aparecer, clique em “Adicionar Rótulos de Dados”
Isso irá fazer aparecer os valores do dados encima das colunas azuis.
Agora precisamos inserir os valores dos dados nas outras colunas e para isso clique com o botão direito do mouse encima de uma das bolinhas amarelas e na janela que aparecerá clique em “Adicionar Rótulos de Dados”.
Os dados irão aparecer do lado das barras, o que dificulta bastante a visualização dos mesmo.
Vamos configurar esses rótulos para que aparecem encima das barras do gráfico waterfall, igual aos rótulos das barras azuis.
Clique encima de um desses rótulos, que estão do lado da barra, com o botão direito do mouse. Na janela que aparecerá escolha “Formatar Rótulos de Dados”.
Irá aparecer uma janela do lado direito da sua planilha. Por padrão o ícone que se parece com um gráfico de barras, na parte superior dessa janela, deve vir selecionado. Caso isso não ocorro, selecione esse ícone.
Depois, vá em “Posição do Rótulo” e selecione “Acima”.
Dessa forma os rótulos de dados irá para a parte superior da coluna ao invés de ficar na lateral.
Remover as bolas amarelas do gráfico
Clique com o botão direito do mouse encima de uma das bolas amarelas presentes no gráfico. Selecione “Formatar Série de Dados” e uma janela irá aparecer do lado direito do gráfico.
- Selecione o ícone que parece um balde derrubando tinta.
- Clique em “Marcador”.
- Na parte debaixo da janela irá aparecer três opções, “Opções de Marcador”, “Preenchimento” e “Borda”. Clique em “Opções de Marcador”.
- Marque a opção “Nenhum”.
- Clique opção “Preenchimento”.
- Marque a opção “Sem preenchimento”.
O seu gráfico irá ficar sem aquelas bolas amarelas encima das barras do gráfico.
Retirar últimas sujeiras do gráfico
Vamos agora retirar mais algumas coisas do gráfico para deixar ele bem limpo e fácil de visualizar.
- Clique encima do gráfico e irá aparecer três ícones à direito do gráfico. Clique no ícone que parece o sinal de adição.
- Desmarque o item “Legenda”.
- Desmarque o item “Linhas de Grade”.
- Clique na seta do lado direito do item “Eixos”.
- Desmarque o item “Vertical Principal”.
Ai sim.
O nosso gráfico está bem mais limpo.
Sei que pode estar um pouco cansado de já ter lido bastante coisa, mas se você chegou até aqui, aguente mais um pouco. Está faltando só mais duas configurações para terminarmos.
Blz?
Espaçamento entre as barras
A ideia aqui é diminuir o espaço em branco entre as colunas do gráfico.
Clique com o botão direito do mouse encima de uma das barras azuis.
- Clique no ícone que parece um gráfico de barras.
- No item “Largura do Espaçamento”, mude para 18%.
Estranho!
Por que somente as barras azuis mudaram de largura?
Lembre-se que nesse gráfico as colunas azuis são de um tipo(Colunas agrupadas) e as barras verdes e vermelhas são dois gráficos de linha do tipo “Barras Superiores/Inferiores.”
Dessa forma precisamos fazer alterações especificamente em cada gráfico.
Por isso que as alterações que fizemos nas barras azuis não afetaram as outras barras.
Agora que você já sabe desse detalhe, precisamos alterar o espaçamento das outras barras.
Clique com o botão direito do mouse encima de uma das barras vermelhas ou verdes e selecione “Formatar Barras Superiores” caso tenha clicado em uma das barras verde ou em “Formatar Barras Inferiores” caso tenha clicado em uma das barras vermelhas.
Irá aparecer uma janela do lado direito da planilha.
- Clique na seta apontando para baixo.
- Irá abrir uma janela, escolha a série “Antes” ou a série “Depois”. Aqui tanto faz qual você escolher, o resultado final será o mesmo.
Após fazer a seleção, o conteúdo dessa mesma janela irá mudar.
- Clique no ícone que parece um gráfico de barras
- Altere a largura do espaçamento para 18%.
Olha só. O nosso gráfico está bonitão.
Rótulo de Dados
Chegamos a parte final desse artigo e precisamos alterar os valores dos rótulos de dados das colunas verde e vermelhas.
Se você prestar atenção os rótulos não estão indicando o quanto aumentou ou diminuiu em relação ao mês anterior, eles estão simplesmente indicando a posição da coluna no gráfico no eixo y.
Para resolver isso temos duas alternativas. Uma delas só funciona para versões do Excel 2013 e acima, já a outra funciona para todas as versões do Excel, porém ela é mais chata.
Não se preocupe, iremos explicar detalhadamente as duas formas.
Opção 1
Clique em um dos rótulos de dados das colunas verdes ou vermelhas, com o botão direito do mouse e selecione “Formatar Rótulos de Dados.”
- Na janela que irá aparecer, clique no ícone que parece um gráfico de colunas.
- Logo abaixo em “Opções do Rótulo”, selecione “Valor a Partir das Células”.
- Ao fazer essa seleção, irá aparecer uma janela, aonde você deve inserir as células aonde se encontram os valores para os rótulos de dados.
Clique na célula B2 e selecione todos os dados até a célula B15.
Volte na janela aonde você selecionou o item “Valor a Partir das Células” e desmarque o item “Valor Y”.
Pronto, os rótulos de dados do seu gráfico já devem estar mostrando os valores referentes ao aumento ou queda dos valores em comparação ao mês anterior.
Opção 2
A outra forma de fazer com que o rótulo de dados estejam com os valores correto funciona em qualquer Excel, diferentemente da opção 1 que só funciona no Excel 2013 ou versões mais novas, porém ela é bem mais chata de se fazer.
Selecione um dos rótulos das colunas verdes ou vermelhas, porém somente um rótulo deve estar selecionado.
Após selecionar o rótulo, vá na barra de fórmula e coloque o sinal de igual(=). Após colocar o sinal, vá na célula aonde está o dado correto, no nosso caso é a célula B3, e clique nela. A célula selecionado deve ficar rodeado por traços verdes, indicando que é esta a célula selecionada, e a barra de fórmula deve mostrar qual é a célula selecionado. Clique “Enter” para finalizar.
O dado daquela barra irá mudar para o que você selecionou. Agora repita esse processo para todas as colunas.
Eu não disse que era um pouco chato?
Mas pelo menos você irá conseguir apresentar a informação correta.
Após realizar esse procedimento para todas as colunas, o seu gráfico deve estar apresentando os valores corretos.
Finalizando
Agora para finalizar precisamos somente mudar o nome do gráfico e para isso é bem simples. Basta clicar em “Título do Gráfico” e inserir na barra de fórmulas o nome que você deseja dar a esse gráfico.
Viu como é tranquilo para montar esse gráfico.
Apesar de ser meio longo esse artigo, os passos para montar esse gráfico são bem simples.
Se você curtiu esse artigo compartilhe com os seus amigos e não esqueça de deixar um comentário aqui embaixo.
Fonte: Xel Plus
Opa! Artigo muito bom mesmo! Didático, instrutivo, com imagens precisas! Sucesso!
Muito obrigado Alex Vargas
Sensacional, muito didático.
Que bom que gostou Ivan
Parabéns. Uma das melhores publicações sobre waterfall.
Obrigado
Muito obrigado pelo feedback Francisco. Iremos continuar publicando artigos com essa mesma qualidade.
Excelente artigo! Ajudou muito.
Que bom que ajudou Henrique. Essa é a idéia.
TUTORIAL TOP DE LINHA. PARABÉNS.
Obrigado Luiz
sensacional! Obrigado
Que bom que gostou Carlos
Muito obrigada, me ajudou muito. Sua Didática é sensacional. parabéns
Muito obrigado pelo comentário. Fico feliz que o artigo tenha ajudado de alguma forma.